A construção modular é considerada uma opção mais sustentável do que os métodos de construção tradicionais por alguns motivos:
Considerando que a construção tradicional pode ser um processo mais fluido, em que mudanças de projeto são introduzidas mesmo após o início da construção e na maioria das vezes causando atrasos.
A construção modular exige que os profissionais do projeto colaborem e concluam seu trabalho antecipadamente. É durante este processo que a construção modular passa pelo desenvolvimento de todos os projetos executivos necessários para a construção do empreendimento, desde o projeto estrutural, elétrico e hidrossanitário e após finalizado os projetos são então entregues ao fabricante para a pré-fabricação e construção industrializada.
No que diz respeito às restrições de projeto, edifícios modulares são construídos de acordo com os mesmos códigos e especificações de construção dos edifícios tradicionais e são virtualmente indistinguíveis destes.
De residências unifamiliares a edifícios de escritórios de vários pavimentos, a construção modular, hoje, é a alternativa que se destaca por sua possibilidade de adaptação para os mais variados fins de uso.
Qualquer tipo de edifício pode ser construído de forma modular. Mas, para isso, ele deve ser concebido e projetado como tal. A construção modular é frequentemente escolhida quando o tempo é essencial ou o espaço é escasso. Por exemplo, lotes urbanos são muitas vezes limitados por estradas e outros edifícios, portanto, construir tradicionalmente deslocando materiais e trabalhadores para o local por um longo período de tempo pode ser extremamente inconveniente.
Com a construção modular, você precisa de um guindaste e muito menos pessoal para erguer a edificação em menos tempo, além de, nesses locais urbanos e estreitos, a redução da poluição sonora é um benefício adicional.
A construção modular certamente pode economizar custos, mas esse não é seu principal benefício. A grande vantagem é a economia de tempo e o retorno mais rápido do investimento. Como a construção modular permite a montagem industrializada que ocorre simultaneamente com a preparação do terreno, o tempo total necessário para construir uma estrutura pode ser reduzido drasticamente.
Frequentemente, quando a obra está pronta (fundação nivelada, encanamento no local, concreto curado, etc.), os módulos construídos na fábrica estarão prontos para serem instalados. Um hotel de construção modular, por exemplo, pode abrir suas portas e começar a gerar receita entre 30% e 50% mais cedo do que um hotel de construção tradicional.
Outros benefícios incluem também na segurança dos trabalhadores pois todos estarão trabalhando em um ambiente seguro e controlado, em oposição a trabalhar em alturas ou em exposição direta ao sol, impactando em maior produtividade, cronograma mais precisos e previsibilidade de custo aprimorada.
Como os profissionais do setor sabem, construir pode ser um desafio que custa muito dinheiro e tempo. Atrasos são quase mais frequentes do que construções dentro do prazo e podem ser induzidos por extensos requisitos burocráticos, clima e outras circunstâncias inesperadas.
Projetos de construção por longos períodos de tempo também podem impactar negativamente a percepção pública antes mesmo de ele ter sido concluído, especialmente se ocorrerem atrasos ou causar inconvenientes para aqueles que moram ou trabalham perto do local de construção. Felizmente, existe uma solução para quem busca reduzir drasticamente o tempo de obra conhecida como construções modulares.
De acordo com o Centro Brasileiro de construção em Aço, “a construção modular é um processo no qual um edifício é construído fora da obra, sob condições controladas, usando os mesmos materiais e projetando com os mesmos códigos e padrões das instalações convencionais - mas na metade do tempo
Construções modulares ou “volumétricas” é um processo no qual espaços inteiros ou completos incluindo paredes, pisos e tetos são construídas em uma fábrica e, em seguida, transportados para um local final para montagem. Este tipo de construção é usado para projetos modulares temporários e relocáveis como, por exemplo, hotéis, salas de reuniões, consultórios médicos entre outros.
Sua facilidade de adaptação e transporte permite que ele seja instalado rapidamente na área desejada e, se necessário, levado para outro local, evitando os problemas das tradicionais construções em alvenaria, que terão que ser demolidas e reconstruídas.