Considerando que a construção tradicional pode ser um processo mais fluido, em que mudanças de projeto são introduzidas mesmo após o início da construção e na maioria das vezes causando atrasos.
A construção modular exige que os profissionais do projeto colaborem e concluam seu trabalho antecipadamente. É durante este processo que a construção modular passa pelo desenvolvimento de todos os projetos executivos necessários para a construção do empreendimento, desde o projeto estrutural, elétrico e hidrossanitário e após finalizado os projetos são então entregues ao fabricante para a pré-fabricação e construção industrializada.
No que diz respeito às restrições de projeto, edifícios modulares são construídos de acordo com os mesmos códigos e especificações de construção dos edifícios tradicionais e são virtualmente indistinguíveis destes.
De residências unifamiliares a edifícios de escritórios de vários pavimentos, a construção modular, hoje, é a alternativa que se destaca por sua possibilidade de adaptação para os mais variados fins de uso.