Como os profissionais do setor sabem, construir pode ser um desafio que custa muito dinheiro e tempo. Atrasos são quase mais frequentes do que construções dentro do prazo e podem ser induzidos por extensos requisitos burocráticos, clima e outras circunstâncias inesperadas.
Projetos de construção por longos períodos de tempo também podem impactar negativamente a percepção pública antes mesmo de ele ter sido concluído, especialmente se ocorrerem atrasos ou causar inconvenientes para aqueles que moram ou trabalham perto do local de construção. Felizmente, existe uma solução para quem busca reduzir drasticamente o tempo de obra conhecida como construções modulares.
De acordo com o Centro Brasileiro de construção em Aço, “a construção modular é um processo no qual um edifício é construído fora da obra, sob condições controladas, usando os mesmos materiais e projetando com os mesmos códigos e padrões das instalações convencionais - mas na metade do tempo
Construções modulares ou “volumétricas” é um processo no qual espaços inteiros ou completos incluindo paredes, pisos e tetos são construídas em uma fábrica e, em seguida, transportados para um local final para montagem. Este tipo de construção é usado para projetos modulares temporários e relocáveis como, por exemplo, hotéis, salas de reuniões, consultórios médicos entre outros.
Sua facilidade de adaptação e transporte permite que ele seja instalado rapidamente na área desejada e, se necessário, levado para outro local, evitando os problemas das tradicionais construções em alvenaria, que terão que ser demolidas e reconstruídas.