Para garantir a segurança dos colaboradores é importante que haja muito cuidado principalmente aos locais onde serão executados os devidos processos de manutenção e higienização dos EPI’s, e dessa forma a lavanderia deve atender aos requisitos mínimos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O produtor deve ter em sua propriedade local destinado exclusivamente para a lavagem dos EPIs usados no manuseio de agroquímicos. Além disso, o produtor deve impedir o uso desse espaço para outra finalidade, pois os EPI’s devem ser lavados separadamente das demais roupas e outros utensílios de uso pessoal e guardados corretamente em locais secos para preservá-los por mais tempo.
O varal para secagem deve estar em local coberto (a radiação ultravioleta solar danifica a camada hidro-repelente da vestimenta) e possuir piso impermeável com canaletas para conduzir a água que escorre dos EPI´s durante a secagem e destina-las a bacia de contenção para eliminar o risco de contaminação do solo e seus efluentes e o mais importante: após a aplicação, o trabalhador deve tomar banho em água corrente com o uso de sabonete e vestir roupas limpas.
Um conjunto de informações atualizadas incluindo regras básicas de segurança e em local devidamente apropriado são as ferramentas mais eficazes para evitar a exposição e assegurar a proteção da saúde dos trabalhadores.