Basicamente, os produtos podem ser químicos, físicos ou biológicos e são potencialmente perigosos, sendo dessa forma fundamental mantê-los em locais específico até que sejam destinados para suas respectivas finalidades.
O depósito de defensivos agrícola é o local usado para manter defensivos e afins em condições seguras à saúde e segurança do trabalhador, a proteção ambiental e a integridade dos próprios produtos em relação às intempéries climáticas.
Para que este armazenamento ocorra de forma segura existem instruções normativas cujo objetivo é regulamentar procedimentos e especificações técnicas quanto à edificação, armazenamento, segurança e sinalização destes locais além de boas práticas adotadas pelos produtores rurais.
A importância de se atentar as normas e boas práticas agrícolas pode prevenir a contaminação do meio ambiente, pois o contato entre esses agentes químicos e o solo pode acarretar impactos ambientais irreversíveis e consequentemente estarão sujeitos a penalidades administrativas que vão desde a possibilidade do embargo ou interdição das atividades rurais e até mesmo multas indenizatórias.
Dentre as inúmeras práticas adotadas podemos destacar que o administrador da propriedade separe seus defensivos de modo organizado, o simples fato da separação por família agrícola pode evitar contaminação cruzada entre os produtos, já que muitos são incompatíveis. Além disso, em qualquer sistema de armazenagem os produtos devem ser colocados a, no mínimo 0,50 centímetros da parede e 1,00 metro da tesoura do teto, ou do ponto mais baixo da estrutura do telhado.
É importante ressaltar que o depósito deve ser exclusivo para armazenar os defensivos, ficando proibido acondicionar qualquer outro produto, mesmo que momentaneamente.